Como configurar o Banco de Dados no CodeIgniter

Olá. Aprenda neste post a como configurar o banco de dados no codeigniter.

É muito comum que após a instalação do CodeIgniter você queira utilizar um banco de dados. Então, veja neste post como fazer isto.

Como configurar o banco de dados no CodeIgniter?

Acredito que após a instalação do CI, este seja o próximo passo na configuração do mesmo, pois, geralmente você vai querer utilizar um banco de dados em seu site ou sistema.

Mas o melhor disso, é que esta parte é muito fácil.

O primeiro passo é você ter em mãos as seguintes informações do seu banco de dados:

  1. Endereço
  2. Usuário/Senha
  3. Nome do Banco de Dados

Vamos considerar aqui a configuração de um banco de dados do tipo MySQL. O CI dá suporte a outros sistemas gerenciadores de bancos de dados, e para você utilizar outro, basta alterar esta informação. Para isto, vá até a variável dbdriver na configuração e informe ali as outras opções.

O segundo passo é você acessar o arquivo de configuração do banco de dados, para isto vá até o arquivo que está no caminho abaixo:

Dentro do arquivo database.php você pode inclusive configurar vários bancos de dados que podem ser utilizados ao mesmo tempo. Pode também criar 2 ou mais tipos de conexão ao mesmo banco, sendo uma do tipo desenvolvimento e outra produção, por exemplo. Veja abaixo uma imagem desta configuração:

como configurar o banco de dados no codeigniter

Apesar de haver vários itens que podem ser configurados ali, você vai se atentar basicamente à hostname, username, password database. Por padrão, ele já vem configurado para usar o banco MySQL, então se configurar as informações acima, já está  pronto pra  usar o banco.

Repare que antes destas configurações existe um item chamado active_group. A função desta variável é informar ao CI qual configuração de Banco de Dados que ele irá usar. Imagine que nós tenhamos um banco de desenvolvimento. Você poderia fazer assim:

 

como configurar o banco de dados no codeigniter

 

E na configuração acima, você informa os dados de conexão do seu banco de dados de desenvolvimento. Para alternar entre as duas configurações, basta informar o nome do seu conjunto de configurações na variável active_group. 

Feito isso, o CI vai utilizar o banco que você escolheu ali.

Isto é muito útil e você não precisa ficar mudando um monte de variáveis a todo momento para ficar alternando entre seus bancos de dados.

Após feito tudo isto, agora vem o mais importante. Você precisa dizer ao code igniter que ele terá que carregar a biblioteca de banco de dados sempre que iniciar.

Para isto, acesse o seguinte arquvo:

Dentro deste arquivo, localize a seguinte linha:

Provavelmente será a linha 55.

Como é informado na ajuda logo acima desta linha, você deve informar dentro daquela array quais bibliotecas o CI precisará carregar quando for iniciado.

Neste caso específico, coloque apenas ‘database’. Veja abaixo:

Salve o arquivo e toda vez que o CI iniciar, ele irá carregar a biblioteca de banco de dados.

Se você for na página inicial do CI e recarregá-la e se suas configurações do banco estiverem corretas, nada irá acontecer. Nenhuma mensagem vai aparecer dizendo que o banco foi carregado. Isto pode dar a impressão que algo saiu errado, mas não, está tudo certo.

Uma dica para você saber se o banco está sendo carregado, basta você ir no arquivo database.php e mudar algum item na configuração. Digitar uma senha errada por exemplo. Ao fazer isto e recarregar a página inicial do CI, agora sim um erro de Banco de Dados irá aparecer. Então, volte ao arquivo e corrija a alteração. Ao atualizar a página inicial e se o erro sumir, então está tudo OK.

Para o artigo não ficar muito grande, vou encerrar por aqui. No próximo post vamos ver mais algumas configurações.

Até a próxima.

Fábio S. Reszko

Sou Programador PHP desde 2006 e eu acredito sinceramente que programar usando um Framework PHP é a solução para os problemas de códigos desorganizados, difíceis de entender e de dar manutenção no futuro. Se você também acredita nisto, então fique à vontade em explorar meu blog.